DestaqueJaicósNoticias

2020| Das lembranças do São João do Galo em Jaicós

No ano passado tivemos o XXVI São João do Galo e em 2020 não teremos edição desta festa tão aguardada pelo jaicoense.

Esse ano, ao acender das primeiras fogueiras, será impossível o jaicoense não lembrar das histórias de anos passados, de outras noites de São João. Tudo está diferente, as mudanças foram trazidas pela pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

No Nordeste, o São João é tradição. A festa é a representação da cultura nordestina, é uma afirmação da autenticidade do jeito nordestino de ser.

O São João por aqui é comemorado com mesa farta e muita tradição. Fogueiras, bandeirolas, quadrilhas e comidas típicas fazem dos festejos juninos, um dos melhores momentos do ano.

No ano passado, tivemos o XXVI São João do Galo e em 2020 não teremos edição desta festa tão aguardada pelo jaicoense.

O São João de Jaicós guarda muitas belas recordações, desde a brilhante decoração que invade a cidade até a alegria e o entusiasmo dos quadrilheiros, é certamente uma das datas mais tradicionais de nossa cultura.

As quadrilhas? Ah, as quadrilhas! As quadrilhas de São João já são consideradas patrimônio nacional.  Elas trazem o brilho e as cores que se espera de um São João. Elas são o verdadeiro sentido das festas juninas. E em cada São João do Galo, lá está o público aguardando a apresentação preparada por meses pelos integrantes das juninas.

Quem nunca parou para ver a junina Chamego Bom, a grande campeã jaicoense, entrar no arraiá? A junina traz cores, alegria e emoção. Certamente seu destaque está marcado na história e na cultura de Jaicós.

Mas noite de São João não é “Noite de São João” sem as comidas típicas. Bolo de milho, milho cozido, milho assado, pamonha, paçoca e tantas outras. O São João é também cheio de sabores.

Esse mês de junho não lembra o que a cidade já viveu nos anos anteriores. No entanto, sabemos que isso tudo vai passar e que em breve as coisas voltam ao seu lugar. Enquanto isso, ficam as lembranças, permanecem as histórias.

Um feliz dia de São João a todos!

Por Daniel Gomes / Portal Noticiei

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DE ANOS ANTERIORES

Comentários

Artigos relacionados

Fechar