BrasilDestaqueEconomiaGeralNoticias

Programa libera R$ 2,9 milhões para agricultores piauienses

O recurso beneficia agricultores que enfrentam perdas de safra por conta do clima da região em que atuam.

O Programa Garantia-Safra irá liberar R$ 2,9 milhões para agricultores piauienses. Nesta terça-feira (13), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) confirmou a liberação da primeira parcela do recurso.

De acordo com a Sefaz, o benefício auxilia agricultores familiares de municípios que enfrentam perdas de safra por conta do clima da região em que atuam, podendo ser de seca ou chuvas excessivas. Na última segunda-feira (12), ocorreu uma reunião com Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Alepi e a vice-governadora Regina Sousa onde ficou acordado que o recurso seria liberado, o deputado estadual Francisco Limma (PT) disse que a ação ajuda a fortalecer a agricultura familiar. “O programa dá mais segurança ao agricultor familiar que pode plantar com mais tranquilidade quando recorre ao benefício. Serve para pagar pelas sementes, adubos e outras despesas na próxima safra”, ressaltou.

Ainda segundo o deputado, foi de extrema importância o posicionamento da Frente da Agricultura para que o processo de liberação do recurso fosse agilizado. “Para nós, é sinal de produtividade que a reunião tenha sido na segunda-feira e no dia seguinte já obtivemos um resultado imediato do Governo do Estado. Quem ganha nisso tudo é a agricultura familiar, os homens e mulheres do campo”, destacou.

Os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

FONTE: Viagora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar