DestaqueRegião

Mais da metade das barragens do PI estão em situação crítica, diz DNOCS

O relatório de acompanhamento das barragens mostra que mais da metade dos reservatórios doPiauí administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) estão em situação “crítica” ou “muito crítica”. Os açudes Piaus e Petrônio Portela, que abastecem várias cidades do Sul do Piauí, estão com menos de 8% de sua capacidade total. Em Pio IX, o reservatório Cajazeiras está com menos de 1%.

Reservatório Cajazeiras está com menos de 1% (Foto: Rosa Melo/Arquivo pessoal)
Reservatório Cajazeiras está com menos de 1% (Foto: Rosa Melo/Arquivo pessoal)

Das 25 barragens do DNOCS, 14 estão com menos de 30% de sua capacidade, indíce considerado crítico. Apesar do quadro preocupante, o diretor do DNOCS no Piauí, Djalma Policarpo, garantiu que o abastecimento humano está garantido até o fim do ano, quando deve começar o período chuvoso em todo o estado.

“Quando chegamos a esse estado crítico, nos reunimos com o comitê gestor da bacia hidrográfica e informamos a realidade, que a população deve fazer o uso racional da água. No caso da barragem de Piaus (em São Julião), que atende quatro municípios, os nossos técnicos disseram que existe uma segurança hídrica”, afirmou.

No açude Bocaina, que está com 16,89% de sua capacidade, foi realizada uma reunião com a Prefeitura de Picos para que seja feita uma limpeza na bacia local, com o obejtivo de evitar o assoreamento do reservatório, que ajuda a perenizar o Rio Guaribas.

Na cidade de Paulistana, a 550 km de Teresina, houve uma polêmica porque as águas do açude Ingazeira estavam sendo usadas para as obras de construção da ferrovia Transnordestina. A população ficou com medo de que a barragem fosse exaurida pelas construtoras. Foi feita uma audiência pública e a retirada da água para a obra foi proibida.

“Nós fizemos uma audiência publica e foi retirada a captação pelas obras da Transnordestina. Pensávamos que o  açude tinha 19 milhões de metros cúbicos de capacidade. Fizemos uma avaliação e deu um assoreamento de 36%, ou seja, o volume era ainda menor do que contávamos. Detectamos muitas construções nas áreas do reservatório e invasões ilegais. Vamos passar esses dados para o Ministério Público”, fisse Djalma Policarpo.

Temperatura alta e sem chuva no Piauí
O serviço de meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí afirmou que as temperaturas continuam altas e que não houve registro de chuvas nas últimas 96 horas no estado.

“A massa de ar seco atua de forma intensa garantindo condições de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas no decorrer de toda a semana. Hoje (14), o dia será predominantemente claro, seco, quente e sem chuvas em todo o Piauí. A temperatura máxima em torno de 41°C”, afirma o boletim meteorológico.

Para a Semar, a falta de chuvas e a intensificação do massa de ar seco e quente, o número de focos de calor tende a aumentar no Piauí. “As primeiras chuvas que caracterizam a estação chuvosa no Piauí devem acontecer somente após a primeira quinzena de outubro de 2015 ou início de novembro”.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar