DestaqueNoticiasRegião

Estudante de Belém do Piauí vence etapa estadual do concurso Jovem Senador

O tema da redação este ano foi “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

A jovem Yasmin de Carvalho Leal de 16 anos, que cursa o 2° Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Centro Educacional Sebastião de Sousa, do município de Belém do Piauí, foi a vencedora a etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal Jovem Senador.

O tema da redação este ano foi Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil.

A estudante de escola pública foi eleita vencedora com o tema da redação, Cidadão ativo: país de todos”. Yasmin e outros 26 estudantes do ensino médio de escolas públicas – um de cada estado da Federação, passarão uma semana em Brasília para atuar como jovens senadores.

– Clique aqui e veja a redação na integra!

Entre os dias 25 e 29 de novembro irão se reunir nas comissões e no Plenário para discutir e aprovar sugestões que podem tramitar como projetos de lei, se acolhidas pela Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Para a Belenense Yasmin, a conquista foi um sonho realizado. Foi uma enorme e prazerosa surpresa receber a notícia dessa grande conquista, um sonho pra mim. Estou imensamente feliz por poder representar o CESS, assim como o nosso estado, e lógico, está levando o nome da nossa Belém adiante. Essa conquista possui suma importância pra mim, pois através dela poderei ampliar meus horizonte e agregar novos conhecimentos e experiências a minha bagagem. Escrever, sempre foi algo que gostei bastante, isso eu reconheço, porém, tamanha conquista mesmo que com esperanças, me parecia um tanto distante da minha realidade e por isso, sou imensamente grata a minha professora Janeide que acreditou no meu potencial”, disse a aluna.

Yasmin teve como professora orientadora Janeide Sousa e Silva, que em suas palavras explanou o sentimento em poder participar da grande conquista. A seleção da aluna Yasmin, no concurso Jovem Senador, nos deixa extremamente felizes e orgulhosos. Como professora, é um reconhecimento importante de tudo que é planejado e realizado no dia a dia em sala de aula. Como aluna, e o resultado de empenho e dedicação pessoal que deixa uma mensagem valiosa para os outros estudantes: é possível alcançar seus ideais, por mais distantes que possam parecer da sua realidade”, comemorou a professora.

A diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora, enfatizou o tamanho da conquista e avaliou o prêmio para o colégio. O CESS sempre se destacou na realização de muitos projetos internos, mas desejávamos um reconhecimento a nível estadual e Nacional, e, sempre participando dos concursos nacionais, batalhávamos por isso. A conquista da aluna Yasmin, muito bem orientada pela professora Janeide, foi sem dúvida um momento ímpar que ficará na história de nossa escola. Representar nacionalmente o nosso estado como primeira colocada do Piauí no concurso Jovem Senador promovido pelo senado nacional é uma honraria de muito valor para nós que fazemos essa escola. E toda a equipe gestora bem como docentes e discentes vibraram com isso,” salientou Auxiliadora.

O Prefeito de Belém, Ademar Carvalho, também falou sobre a conquista para o município. “É uma grande conquista para nosso município, é a comprovação que o trabalho voltado para a educação traz sim grandes resultados. Nossa cidade vem evoluindo de forma constante nesta área, o que nos deixa muito feliz, e esse prêmio conquistado pela estudante Yasmim coloca Belém em um lugar bastante ambicionado, que é representar nacionalmente o estado piauiense. Quero aqui agradecer a todos que colaboram para essa grande vitória”. Disse Ademar.

Jovem Senador

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

O programa é um projeto da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, da Secretaria-Geral da Mesa (SGM) e das Consultorias Legislativa e de Orçamento, com apoio da Diretoria-Geral.

FONTE: InfoNewss

Comentários

Artigos relacionados

Fechar