DestaqueGeralSaúde

CTA de Picos já registrou 52 casos de HIV em 2019

Segundo a coordenadora do CTA, enfermeira Isabel Fontes, esse número representa o dobro dos casos registrados em 2018.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) registrou até esse mês de outubro de 2019 52 casos de pessoas contaminadas com o vírus HIV. Segundo a coordenadora do CTA, enfermeira Isabel Fontes, esse número representa o dobro dos casos registrados em 2018. Ela entende que o aumento se deve a divulgação e consequente procura das pessoas que desejam fazer o exame.

“Houve esse aumento devido as divulgações, pelas inovações, novos equipamentos, que chamam mais atenção das pessoas, e elas se deslocam para vir ao CTA realizar os testes, e isso é bom porque estamos evitando que outras pessoas contraiam o vírus, porque quando você não sabe, vai passando sem ter conhecimento”, comentou.

Indagada se isso não representa que as pessoas não estão se cuidando e se protegendo no ato das relações sexuais, Isabel Fontes respondeu que o CTA realiza campanhas informativas constantemente para instruir a população sobre como evitar a contaminação.

Coordenadora do CTA, Isabel Fontes

“O trabalho que a gente faz aqui no CTA é falar dessas doenças, e também fazemos a distribuição de preservativos, masculinos, femininos e lubrificantes; e a nossa demanda é espontânea, a pessoa sente o desejo de fazer o exame e vem”, comentou.

Isabel Fontes lembrou ainda que os vírus HIV e da Hepatite não apresentam sintoma; estes se manifestam apenas com a eclosão da doença, o que aumenta a necessidade de realizar os exames para iniciar o tratamento mais cedo.

Os 52 casos registrados pelo CTA não dizem respeito apenas a cidade de Picos, mas aos municípios da região também.

Fonte: Folha Atual

Comentários

Artigos relacionados

Fechar