DestaqueEconomiaNoticiasRegião

Picos sediará oficina de planejamento para estruturar a Rota do Mel no Piauí

Na ocasião, também será formalizado o comitê gestor do polo e definida uma carteira de projetos para a região

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) avança para a implementação de mais um polo da Rota do Mel, desta vez no Piauí. Nesta terça-feira (3), em Picos, durante uma oficina de planejamento, serão discutidas estratégias e ações para estruturar a cadeia produtiva de mel na região. Também será elaborada a carteira de projetos e formalizado o comitê gestor do polo.

São parceiros da iniciativa o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida); o Banco do Nordeste (BNB); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); a Casa Apis; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Instituto Federal do Piauí; o governo estadual; e o Projeto Viva o Semiárido.

O objetivo da Rota do Mel é promover o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento de arranjos produtivos locais (APLs) associados à apicultura, meliponicultura e produtos das abelhas, em regiões de baixa e média renda do Brasil. Atualmente, há quatro unidades já em atuação: Polo de Apicultura do Norte de Minas Gerais (MG); Polo do Mel de Jandaíra (RN); Polo do Mel do Pampa Gaúcho (RS); e Polo do Mel dos Campos de Cima da Serra (RS).

Fomento

A Rota do Mel faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, que atua com redes interligadas de APLs para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados. Isso ocorre a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agência de fomento. As Rotas atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

Atualmente, há dez tipos de Rotas: do Açaí; da Biodiversidade; do Cacau; do Cordeiro; da Economia Circular; da Fruticultura; do Leite; do Mel; do Peixe; e da Tecnologia da Informação e Comunicação. Os 35 polos fundados atuam efetivamente em mais de 600 municípios das cinco regiões do País.

Somente no ano de 2019, foram descentralizados mais de R$ 13,5 milhões para a execução de 19 projetos selecionados conforme critérios técnicos em parceria com empresas públicas como a Codevasf, universidades, institutos federais, secretarias de Estado, consórcios municipais, entre outros executores.

Serviço

Oficina de Planejamento Estratégico da Rota do Mel no Piauí

Data: 3 de dezembro (terça-feira)

Horário: 8h30 às 18h

Local: Auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão

Endereço: Piauí Shopping – BR-316 – Picos (PI)

Fonte: Imprensa Ministerio do Desenvolvimento Regional

Comentários

Artigos relacionados

Fechar