NoticiasRegião

Comandante dos bombeiros de Picos orienta sobre o uso seguro das bombinhas juninas

Capitão Barbosa
Foto: Jailson Dias

O comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, capitão Barbosa, orienta a população sobre o uso seguro das famosas bombinhas juninas, produto característico dessa época do ano. Embora a potência varie de acordo com o artefato, todas são constituídas do mesmo elemento, pólvora, daí a necessidade de muito cuidado.

A primeira e mais importante orientação do comandante é utilizar esse material sempre espaços abertos, sem grandes multidões nas proximidades. Ele também pede que as pessoas evitem jogar as bombinhas perto de automóveis e locais com mato seco, uma vez que as chuvas já foram embora e essa época é propícia a incêndios.

O capitão alerta que as pessoas precisam estar atentas a uma série de fatores quando forem comprar as bombinhas, como o selo do Inmetro nas embalagens e o tamanho do pavio. Por determinação legal, as bombinhas só podem ser usadas até as 22h00, para não perturbar o sossego público.

Em Picos, o único local onde as bombinhas podem ser vendidas é na Rua Pe. Madeira, ao lado da Prefeitura de Picos. Esse espaço foi determinado pelo ex-prefeito Gil Paraibano por entender que por se tratar de um material explosivo, este deveria ser vendido longe da feira livre da cidade. Os bombeiros fazem vistoria com frequência para saber se a comercialização está sendo realizada dentro da lei.

Felizmente na cidade não há a cultura dos balões juninos, proibidos e responsáveis por grandes catástrofes. Também não há registro em Picos de acidentes por causa das bombinhas juninas.

FONTE: Folha Atual

Comentários

Artigos relacionados

Fechar