Região

PF investiga distribuição de bebidas alcoólicas em troca de votos em Oeiras

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (11) na cidade de Oeiras, região Sul do Estado, a “Operação Evergetas”. A ação investiga a distribuição de bebidas alcoólicas a eleitores, e populares em geral, por parte das duas coligações adversárias que concorreram ao cargo de prefeito nas eleições de 2016. Cerca de 32 policiais participaram da operação.

No município, disputavam pela prefeitura municipal o candidato Abimael Rocha (PTN), da coligação “Todos por Oeiras” e Zé Raimundo (PP), da coligação “Competência e trabalho”. O prefeito eleito foi o Zé Raimundo. Ele obteve cerca de 52% dos votos válidos, contra 47% obtidos pelo candidato Abimael.

Segundo a Polícia Federal, a distribuição de bebidas tinha como finalidade de atrair pessoas para manifestações de campanha e garantir votos a favor de suas candidaturas.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais, comerciais e imóveis que servia de comitês de campanhas para as duas agremiações políticas. E ainda, seis mandados de condução coercitiva para fins interrogatórios. Durante a condução, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilega de arma.

O material apreendido foi encaminhado para Teresina onde serão realizados exames periciais.

A operação recebeu o nome de Evergetas em alusão ao Ervegetismo que era a prática na época Romana, de doar à comunidade a sua propriedade, consertar estradas e edifícios públicos com objetivo de promover a imagem pessoal.

FONTE: Portal AZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar