DestaqueNoticiasRegião

Dezesseis idosos do Abrigo Joaquim Monteiro são infectados pela covid e direção busca local alternativo para isolá-los

O diretor revela que não há como identificar de onde começou a infecção no abrigo.

Abrigo dos Idosos de Picos (Foto: Reprodução)

O abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho tem ao menos dezesseis idosos infectados pela covid-19. A informação foi confirmada nesta manhã pelo diretor da unidade, Gabriel Albano.

Em entrevista ao Portal Grande Picos, Albano destacou que o abrigo adotou medidas restritivas há pelo menos quatro meses no local para evitar o contágio nos residentes do abrigo. Entretanto, a contaminação chegou aos anciãos.

“Durante quatro meses nós trabalhamos intensamente nessa responsabilidade, é tanto que o abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho foi um dos últimos do Piauí a entrar a covid. No dia 21 [de julho] nós fizemos a testagem de uma idosa e ela tinha positivado, com base nesse exame, nós entramos em contato com o CIEM e lá foram disponibilizados testes para todos os idosos e funcionários. E assim, outros idosos foram testados positivo. Alguns deles dormem juntos no mesmo quarto, então não tem como a questão da proliferação”.

Gabriel Albano afirmou que os idosos infectados estão assintomáticos. “Hoje se encontra com covid no hospital um número de dezesseis idosos, porém, todos esses idosos estão assintomáticos. No Hospital Regional já estão de alta, e nós estamos providenciando, juntamente com o Ministério Público e a Prefeitura de Picos, um local para acolher esses idosos. Eles passarão quatorze dias nesse local, vai ter uma equipe de profissionais, alimentação; tudo isso para que eles não voltem para o abrigo, para que lá não haja [novas infecções]”, acrescentou.

O diretor revela que não há como identificar de onde começou a infecção no abrigo. Ele assegurou que todos os cuidados estavam sendo tomados a fim de evitar a transmissão do vírus para os idosos. Albano disse ainda que apenas funcionários e fornecedores estavam permitidos no local e todas as visitas estavam suspensas desde o início da pandemia.

“A gente fez um rastreio, juntamente com a Secretaria de Saúde, e nesse rastreio a gente tem a possibilidade [de identificação], mas não vem ao caso a gente estar comentando, mas a secretaria está investigando. Graças a Deus, estamos todos bem. Evidentemente, lá no abrigo eles sentem falta da família, já que estão todos isolados mais do que já são, mas estão todos bem, quero acalmar a sociedade e dizer que estão todos bem”, contou Albano.

O diretor afirmou também que apesar de grande parte dos infectados possuir comorbidades, já há quatro ou cinco idosos que estão em processo de cura.

A transferência dos infectados para um local alternativo, para passarem o período de isolamento, deve acontecer nesta sexta (31). Os familiares de todos os idosos já estão cientes da atual situação de saúde dos mesmos.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar