DestaqueNoticiasRegião

Pinturas rupestres são encontradas na zona rural de Itainópolis-PI

Um chapadão no município de Itainópolis esconde um notável resquício daquilo que pode representar a passagem do homem pré-histórico pelo local. Distante cerca de trinta quilômetros da cidade, a chapada, que lembra um parque arqueológico, possui um rochedo com pinturas antigas, semelhantes às de sítios famosos, como por exemplo a Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no mesmo estado.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Situada na localidade Formosa, a Casa da Pedra – como é chamada na região – é um paredão de rocha que possui duas cavernas, uma das quais contém água e serve de abrigo para morcegos, pássaros, abelhas e besouros. No interior da outra, bem ao lado da primeira, é onde podem ser vistas nitidamente as pinturas rupestres.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de abrigar um registro supostamente pré-histórico, a Casa da Pedra é um lugar pouco conhecido até mesmo pelos itainopolenses. O acesso à chapada não é muito fácil. Há uma estreita estrada vicinal que, no período chuvoso, fica alagada ou coberta de lama em certos trechos. E depois de se chegar à Formosa, o visitante deve percorrer ainda uma trilha de aproximadamente dois quilômetros subindo a serra onde se localiza a Casa da Pedra.

Foto: Reprodução

Mesmo havendo poucas casas ali, pela chapada se percorrem muitos pontos aparentemente inexplorados por moradores, no que diz respeito ao plantio de legumes e à criação de animais, embora haja nas imediações uma antiga cerca de pedra, espécie de barreira muito usada pelos agricultores no passado.

Foto: Reprodução

E para os que desejarem se aventurar um pouco mais, é só continuar subindo o morro, cujo topo proporciona uma visão panorâmica do verdor da vegetação nessa época do ano. Mas é bom tomar cuidado, pois para chegar até o cume, passa-se abeirando grandes desfiladeiros.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fonte: Anderson Monteiro

7
Comentários

Artigos relacionados

Fechar