DestaqueNoticiasRegião

Municípios do Piauí registram temporais em pleno “b-r-o bró”

Em Canto do Buriti o acumulado foi 39,8 mm; em Paulistana, em pleno semiárido piauiense, choveu 23,6 mm e em Baixa Grande do Ribeiro, 14,8 mm.

Mesmo no auge do ‘b-r-o bró’, municípios do Piauí, especialmente os do Centro-Sul, têm enfrentado fortes chuvas nos últimos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município de Uruçuí registrou 69,8 mm desde terça-feira. Em Canto do Buriti o acumulado foi 39,8 mm; em Paulistana, em pleno semiárido piauiense, choveu 23,6 mm e em Baixa Grande do Ribeiro, 14,8 mm.

Nuvens de chuva em Bom Jesus, no Sul do Piauí. (Foto: Samuel Pontes)

Além destes municípios, houve registro de tempestades em Curimatá, Queimada Nova, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Jaicós, todos no Centro-Sul do Piauí.

Na região, a chuva durante o mês de outubro é comum e o período chuvoso começa mais cedo, ainda em novembro, mas já em outubro são observadas as primeiras pancadas, na pré-estação. Na região Centro-Norte, a chuva só chega em dezembro, mas em novembro também chove de forma isolada.

As chuvas que caíram na faixa sertaneja e cerradeira do Piauí nos últimos 3 dias foram resultado da combinação calor e umidade proveniente da Amazônia. A passagem de uma frente fria que adentrou o Sertão nordestino pelo Sul da Bahia também favoreceu a formação de corredores de umidade que canalizaram chuva para diversos municípios, de Norte a Sul.

O tempo continua instável e ainda deve continuar chovendo no Sul do Piauí até o final de semana, mas a tendência é a de diminuição das condições de chuva no Centro-Norte piauiense, incluindo a região de Teresina. Uma forte massa de ar seco inibe a formação de nuvens nesta região fazendo subir as temperaturas e diminuir a umidade relativa do ar.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar