DestaqueNoticiasRegião

TCE descobre cidade sem computador e 4 sem impressora no Estado do Piauí

Levantamento completo sobre informatização e conectividade foi divulgado na sexta-feira

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou na sexta-feira (23) um levantamento completo e minucioso sobre a situação de 223 prefeituras do Piauí (exceto Palmeirais, que não respondeu às questões) a respeito do acesso à internet e nível de informatização.

O estudo descobriu que 67% das cidades não têm limitações de estrutura ou conectividade para realizar pregões eletrônicos, ao invés dos presenciais. Apesar disso, a maioria ainda realiza pregões presenciais neste ano.

“Embora 165 prefeituras tenham realizado pregões presenciais no ano de 2021, verificou-se que apenas 46 das 165 prefeituras não possuem estrutura para realizar pregões eletrônicos, conforme as respostas dadas nos questionários. Por outro lado, dentre as prefeituras que podem realizar pregão eletrônico, conforme metodologia utilizada, 107 prefeituras realizaram pregão presencial em 2021, fato este que não pode ser justificado pela ausência de infraestrutura de TI”, pontuou João Luís Júnior, auditor de controle externo e chefe da Divisão Temática Residual do TCE-PI, um dos coordenadores do levantamento.

O estudo também traz dados impressionantes: no município de São Braz do Piauí NÃO EXISTEM COMPUTADORES no poder público. É isso mesmo, a prefeitura não tem computador.

Já Belém do Piauí, Inhuma, Nazaré do Piauí e Passagem Franca do Piauí não possuem nenhuma impressora e 22 municípios possuem mais impressoras que computadores (incluindo notebooks e computadores de mesa).

O município de São Braz do Piauí tem 4.444 habitantes e fica na região de São Raimundo Nonato, berço do homem americano, que usava inscrições rupestres como forma de documentação de sua rotina e hábitos sociais. A prefeita de São Braz é Deberah Cardoso, do MDB.

Apesar de não ter computador, a prefeitura tem um site (https://saobraz.pi.gov.br/). A última notícia postada foi em 17 de junho deste ano, sobre a Culminância da Semana do Meio ambiente de São Braz do Piauí. O evento contou com palestras, dinâmicas e caminhada ecológica com o grupo do Movimento Todos pelo Verde.

O levantamento aponta que mais de 66% dos municípios não têm qualquer controle de suprimentos como toner, cartucho e papel de impressão. Aproximadamente metade dos municípios piauienses não possui qualquer servidor público como responsável pelo seu parque tecnológico, valendo-se, exclusivamente, de contratação de empresas ou pessoas físicas.

Os resultados completos podem ser acessados no https://www.tce.pi.gov.br/

TCE descobre cidade sem computador e 4 sem impressora no Estado do PiauíTCE descobre cidade sem computador e 4 sem impressora no Estado do Piauí

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar