DestaqueNoticiasRegião

Picos| Vereadores retiram de pauta projeto que pede proibição de disciplina sobre “Ideologia de Gênero”

Vereadores retiram projeto de votação
Foto: Jailson Dias

Após grande repercussão os vereadores retiraram da pauta de votações da sessão realizada na tarde da quinta-feira, 07, na Câmara Municipal de Picos, o Projeto de Lei que pede a proibição de qualquer disciplina relacionada a “Ideologia de Gênero” nas escolas públicas e privadas do município. O projeto foi apresentado pelo vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), na semana passada, chegando a ser aprovado em primeira votação.

Nesta quinta-feira o projeto deveria ter sido votado em segunda votação, mas ficou decidido que haveria uma reunião com representantes dos movimentos LGBTTS da cidade de Picos, agendado para a próxima segunda-feira, 11, quando haverá um debate sobre a possibilidade de fazer modificações na proposta.

Vários movimentos sociais de Picos estiveram presentes na Câmara Municipal para se expressar sobre o tema. Para a universitária representante do Coletivo Graça Iones, Isabel da Silva, o termo “Ideologia de Gênero” não existe, além da proposta apresentada pelo vereador ser inconstitucional. “O que não queremos que aconteça é que amordacem os professores, pois esse projeto vai contra o Plano Nacional de Educação e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”, declarou.

Isabel da Silva

Para a militante as questões de gênero precisam ser debatidas nas escolas, objetivando que as crianças aprendam a ter respeito desde cedo pelos LGBTTS e pelas mulheres.

A coordenadora do Movimento LGBTTS de Picos, Giovana Cardoso, declarou que o termo “Ideologia de Gênero” é uma invenção de pessoas intolerantes. Ela acredita que o gênero humano precisa ser discutido nas escolas para que a violência contra mulher e contra pessoas que se declaram LGBT deixe de existir no futuro. “Não devem proibir que as crianças sejam educadas para respeitar as diferenças”, comentou.

Giovana Cardoso

O presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Hugo Victor (PMDB), entende que o projeto devia realmente ser retirado de pauta para que houvesse uma discussão. Ele citou ainda que no Plano Municipal de Educação, votado e aprovado no ano passado, não consta nenhuma disciplina relacionada a “Ideologia de Gênero”. “Então, estamos fazendo confusão por uma coisa que não existe. É melhor procurarmos o consenso, procurar harmonizar, e melhorias para o município”, declarou.

Vereador Hugo Victor

O vereador Chaguinha preferiu não se manifestar sobre a polêmica. Ao longo da última semana ele recebeu manifestações de apoio e críticas em igual medida pelo seu projeto.

POR: Jailson Dias / Folha Atual

Comentários

Artigos relacionados

Fechar