DestaqueNoticiasPolítica

Senadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPI; vídeo

Senadores trocaram acusações, entre gritos de "puxa-saco" e "vagabundo", e precisaram ser contidos fisicamente pelos colegas.

CPI da Covid teve um de seus momentos mais tensos durante a sessão desta quinta-feira (23). Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), relator, e o senador Jorginho Mello (PL-SC) trocaram acusações, entre gritos de “puxa-saco” e “vagabundo”, e precisaram ser contidos fisicamente pelos colegas parlamentares, que evitaram uma briga pior.

O tumulto começou quando Renan disse que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro e citou como exemplo o fato de o governo ter feito contratos de compra de vacinas e insumos contra a pandemia com empresas agora investigadas.

Senadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPISenadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPI

“Foi empresa dessa gente escolhida pelo presidente para comprar vacina. Ele preferiu esse tipo de negociação. É por isso que tem aumentado a cada dia a percepção de que o governo é um governo corrupto”, afirmou Renan.

Jorginho, aliado do Palácio do Planalto, não gostou da declaração e tentou defender Bolsonaro.

“Não foi governo que escolheu [as empresas]. Foram os picaretas que tentaram vender”, bradou.

O relator reclamou da interrupção, já em tom elevado. “Eu não permito que me interrompam. Pode defender o seu presidente da República quando quiser. Na hora q eu falo, não”.

Senadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPISenadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPISenadores Renan e Jorginho batem boca e trocam xingamentos na CPI

Jorginho ainda repetiu que o governo não escolheu negociar com “picaretas”. Renan ressaltou que não admitir ser interrompido. Então Jorginho gritou:

“Vá para os quintos!”

“Vá vossa excelência, com o seu presidente e o Luciano Hang [empresário aliado de Bolsonaro]”, respondeu Renan.

Jorginho defendeu Hang: “Vá lavar a boca para falar do Luciano Hang, um empresário decente, um homem honrado”.

“Vá lavar a tua, vagabundo”, atacou Renan.


Contidos pelos colegas

A partir daí, o bate-boca se intensificou de vez. Jorginho chamou Renan de “ladrão e picareta”. O relator repetiu as mesmas ofensas para o colega.

Em meio ao tumulto, Renan se levantou da tribuna para se aproximar de Jorginho, sentado no plenário da comissão. A CPI ainda não havia registrado uma discussão em que senadores se levantaram para tirar satisfações um com o outro.

Formou-se um tumulto em torno dos dois parlamentares. Renan chamou Jorginho de “puxa-saco”. Jorginho rebateu: “Vagabundo”

Demais senadores presentes tiveram que conter fisicamente, até mesmo com abraços, Renan e Jorginho. Com isso, os ânimos aos poucos se acalmaram, Renan voltou à tribuna e o depoimento desta quinta, do empresário Danilo Trento, foi retomado.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar