DestaqueJaicósNoticias

JAICÓS | Saúde faz abordagens a ônibus e identifica o 1º caso de coronavírus

Ao longo do dia, profissionais da Saúde, com o apoio da Polícia Militar, realizaram abordagens a dois ônibus, sendo um clandestino e outro da empresa Itapemirim.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós registrou na tarde desta terça-feira, 19 de maio, o primeiro caso positivo de coronavírus (Covid-19) no município. A identificação aconteceu graças ao trabalho estratégico, preventivo, de fiscalização e monitoramento de chegada de pessoas.

Ao longo do dia, profissionais da Saúde, com o apoio da Polícia Militar, realizaram abordagens a dois ônibus, sendo um clandestino e outro da empresa Itapemirim.

Embora nenhum apresentasse sintomas sugestivos ao coronavírus, mas, considerado que estavam vindo de São Paulo, Estado com o maior número de casos do Brasil, os passageiros que desembarcaram no município foram levados até o Hospital Florisa Silva, onde foram submetidos ao teste rápido sorológico para detecção do Covid-19. Dentre as cinco pessoas testadas, uma teve o resultado positivo.

De acordo com um Comunicado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa diagnosticada é uma mulher de 67 anos, hipertensa. “Nós estamos seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. A paciente recebeu atendimento médico, recebeu todas as orientações e foi encaminhada para cumprir isolamento social domiciliar, e vai ter o acompanhamento dos profissionais da estratégia de saúde da família”, disse Audeli Coutinho, secretária de Saúde.

As demais pessoas que testaram negativo foram orientadas a cumprir a quarentena em isolamento social.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde

A gestora falou sobre o trabalho estratégico que vem sendo realizado pela Saúde Municipal, por meio da Vigilância Sanitária. “A Secretaria de Saúde tem realizado um trabalho estratégico. Como Jaicós é uma cidade de um porte maior, com cinco entrada primárias, além das secundárias, de estradas vicinais, é difícil realizar barreiras 24 horas por dias em todos os acessos. Então nós temos trabalhado de forma estratégica, com informações sobre a chegada de ônibus, vans e até veículos particulares”, disse.

E foi com esse trabalho preventivo e estratégico que o município conseguiu identificar o primeiro caso, mesmo com a pessoa não apresentando sintomas. “Essa senhora foi abordada logo que desceu do ônibus, já foi levada para a ala do Covid no hospital. Lá fizemos o teste e foi confirmado o caso. Dessa forma nós evitamos que ela pudesse transmitir pra outras pessoas”, acrescentou.

Audeli comentou sobre as manifestações da população sobre a barrar a chegada de pessoas filhas de Jaicós vindas de outros Estados, pedidos até de fechamento das estradas da cidade. “Nós não podemos impedir que pessoas filhas de Jaicós voltem para sua terra natal, até porque, ir e vir é um direito constitucional de todo cidadão. Nós precisamos usar o senso de humanidade. Se fosse um irmão seu, um parente seu que mora em outro Estado, o contrato de trabalho dele foi extinto e ele precisa voltar pra sua terra, a gestão não pode impedir. Eles precisam voltar para a casa deles”, disse.

O prefeito do município, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, gravou um vídeo falando sobre o caso. Ele falou sobre as medidas de prevenção que a gestão tem adotado e reafirmou que sua gestão tem agido com transparência em relação ao coronavírus.

Ao final, o gestor fez um apelo à população siga as orientações dos órgãos de saúde, fiquem em casa, saindo apenas em casos de necessidade e com o uso de máscara.

Boletim atualizado

Além do Comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde também divulgou um novo Boletim Epidemiológico sobre o coronavírus no município, atualizado às 19h desta terça-feira, 19.

 

FONTE: Cidadesnanet
Comentários

Artigos relacionados

Fechar