DestaqueNoticiasRegião

Secretaria de Saúde de Araripina notifica o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Em nota, a Secretaria de Saúde do município recomenda à população em geral, a prevenção através do uso de máscara e a higienização das mãos.

Secretaria de Saúde de Araripina notifica o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos — Foto: JN

A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, no Sertão de Pernambuco, notificou o primeiro caso suspeitos de varíola dos macacos. O caso foi registrado na terça-feira (2) e o acompanhamento e monitoramento do paciente, bem como das pessoas com quem ele teve contato, está sendo realizado pela equipe de vigilância epidemiológica do município.

Em nota, a Secretaria de Saúde do município recomenda à população em geral, a prevenção através do uso de máscara e a higienização das mãos. A gestão municipal também destaca que em caso de sintomas, o paciente deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Doença

A varíola dos macacos foi declarada emergência global em saúde pela Organização Mundial em Saúde (OMS) no dia 23 de julho. Mais de 16 mil casos da doença já foram relatados em 75 países, com ao menos cinco mortes, segundo a OMS.

O estado de Pernambuco possui sete casos confirmados de varíola dos macacos e 11 ocorrências em investigação. Sete casos investigados são de pacientes que têm entre 20 e 29. Três estão na faixa etária de 30 a 39 e um deles tem entre 40 e 49 anos. Ao todo, são nove homens e duas mulheres.

Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou dois casos suspeitos da doença. De acordo com a gestão municipal, os pacientes notificados ainda aguardam pelo resultado dos exames.

Fonte:G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar