esta quinta-feira (8), morreu Elizabeth Alexandra Mary, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos na Escócia. Mais cedo, os médicos da família real britânica tinham informado que a matriarca estava em observação médica, uma vez que ela estava com a saúde muito debilitada.
A imprensa britânica havia revelado que todos os membros da realeza já tinham sido avisados que Elizabeth estava debilitada e que deveriam viajar de urgência ao Castelo de Balmoral, onde ela vive na Escócia. Herdeiro direto da rainha, o príncipe Charles foi o primeiro avisado da morte da mãe e se tornou rei do Reino Unido.
O palácio de Buckingham confirmou a morte e informou que os familiares se despediram da monarca e que a primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss foi avisada e que colocará em prática o protocolo da realeza para a sucessão da coroa.
Rainha Elizabeth
Em 1952, aos 26 anos, Elizabeth se tornou rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações. É chefe de Estado do Reino Unido, que engloba Inglaterra, Escócia, País de Gales, localizadas na Grã-Bretanha, e Irlanda do Norte, além de outras nações independentes como Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
A monarca casou com o príncipe Philip na Abadia de Westminster em 20 de novembro de 1947, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne Elizabeth, Andrew Albert e Edward Antony.
Entre muitos altos e baixos, em 6 de fevereiro de 2022, Elizabeth atingiu 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. A partir do dia 12 de junho, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França – este com 72 anos e 110 dias de reinado). É também a monarca reinante mais idosa de todos os tempos.
Linha de sucessão do trono britânico | Linhagem direta da rainha Elizabeth II
- Charles, Príncipe de Gales
- Príncipe William, Duque de Cambridge
- Príncipe George de Cambridge
- Princesa Charlotte de Cambridge
- Príncipe Louis de Cambridge
- Príncipe Harry, Duque de Sussex
- Archie Mountbatten-Windsor
- Lilibet Mountbatten-Windsor
FONTE: Rafael Damas