CulturaDestaqueGeralNoticias

Pequeno grande artista: com 12 anos, criança piauiense se torna pintor internacional

Pedro Gui tem mais de 300 pinturas produzidas e hoje é representado por uma galeria de Nova York

Piauiense e um artista visual em ascensão: com apenas 12 anos, Pedro Gui Fortes tem levado sua arte Piauí a fora. O pequeno tem mais de 300 obras produzidas, já expôs no Carrousel do Louvre, em Paris, e lançou seu próprio livro no início deste ano. Atualmente, ele é representado pela Galeria Saphira & Ventura, de Nova York, e segue conquistando admiradores em todo o mundo.

Pedro Gui j - (Arquivo/Pessoal )Arquivo/Pessoal

Pedro Gui j

A história de Pedro com a arte começou quando ele tinha 3 anos, mas foi em 2020 que sua habilidade com a pintura realmente se tornou conhecida. Utilizando cores vivas e formas diferenciadas, o artista é especialista na técnica Pop Art. “Costumava desenhar alguns personagens de jogos e cantores que eu gostava. Com o tempo fui aprimorando. Durante a pandemia descobri o estilo Pop Art e me interessei, pois achei bonito. Então, comecei a fazer pinturas coloridas nessa técnica”, conta o pequeno.

Em suas obras, Pedro explora a cultura popular e a natureza, além de produzir retratos de artistas e figuras históricas. Em uma entrevista à imprensa, ele enfatiza que foi na arte que encontrou seu propósito. “A arte foi um divisor de águas para mim, um lugar onde me descobri. Através dela, alcancei vários lugares e realizei grandes sonhos. Foi verdadeiramente minha melhor descoberta”, disse.

Para Pedro Gui, a arte foi um divisor de águas  - (Arquivo/Pessoal)Arquivo/Pessoal

Para Pedro Gui, a arte foi um divisor de águas

O sucesso da trajetória de Pedro Gui é uma consequência da sua dedicação nos últimos anos. Sua mãe e assessora, Aline Fortes, comenta que ele é um orgulho para o estado do Piauí. “É uma carreira que foi construída com muita dedicação. Apesar de novo, ele já tem um lindo currículo. É incrível ver a evolução do meu filho durante os últimos anos. Eu fico muito orgulhosa de toda a sua história”, diz a mãe.

“Riquezas em Extinção”: artista faz primeira exposição solo no Senado Federal

O pequeno grande artista se prepara para mais um marco em sua carreira: sua primeira exposição solo intitulada “Riquezas em Extinção”. Esta exibição, centrada em questões ambientais, acontecerá no Centro Cultural Ivandro Cunha do Senado Federal, em Brasília, entre os dias 17 e 26 de outubro.

 - (Arquivo/Pessoal)Arquivo/Pessoal

Através da sua arte, Pedro Gui convida os espectadores a refletir sobre a delicada relação entre a humanidade e o planeta que habitamos, oferecendo uma perspectiva sobre essa questão crítica que atravessa não só o Brasil, mas o mundo.

Exposição centrada em questões ambientais acontecerá entre os dias 17 e 26 de outubro em Bra - ()

Exposição centrada em questões ambientais acontecerá entre os dias 17 e 26 de outubro em Bra

As pinturas que serão exibidas retratam animais da Amazônia, como a Onça Pintada, incentivando e mobilizando o público a lembrar que como sociedade temos uma responsabilidade crucial na preservação de nosso planeta. “A exposição vai abordar o meio ambiente e a importância de cuidarmos e perseveramos os biomas do nosso país”, ressalta Pedro Gui.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar