
O governador Rafael Fonteles lançou, na tarde desta quarta-feira (25), a SoberanIA — a primeira plataforma de inteligência artificial desenvolvida no Piauí. A iniciativa tem como foco a promoção da autonomia tecnológica nacional, da inclusão digital e da valorização das particularidades culturais e linguísticas do Brasil.
Por meio da nova plataforma, o Governo do Estado pretende centralizar e desburocratizar o acesso à informação, unificando serviços em um canal inteligente e acessível. Uma das primeiras ações práticas será o lançamento do programa BO Fácil, previsto para a próxima segunda-feira (30), que permitirá o registro de boletins de ocorrência via WhatsApp para vítimas de violência.
A SoberanIA será operacionalizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) em parceria com a Secretaria de Inteligência Artificial. O projeto é descrito como um ecossistema de IA voltado para desenvolver e disponibilizar o maior conjunto de dados em língua portuguesa já produzido, com soluções que realmente compreendam a diversidade cultural, social e econômica do país.
Durante o lançamento, o governador Rafael Fonteles destacou o protagonismo do Piauí na área tecnológica:
“Esse é um passo importante que damos hoje. Vamos melhorar nossa capacidade operacional com cada vez mais investimentos em data centers, para atender à população e às empresas. Estou muito orgulhoso da nossa equipe, das universidades do Brasil e das startups brasileiras que garantem que o Piauí se coloque como protagonista no desenvolvimento tecnológico — sobretudo na Inteligência Artificial”, afirmou.
O secretário de Inteligência Artificial também enfatizou o impacto da novidade:
“Estamos falando da fronteira da Inteligência Artificial. Um projeto dessa magnitude, com mais de 50 pesquisadores envolvidos e infraestrutura já em funcionamento no estado, representa um marco. O projeto SoberanIA vai se consolidar com o governo conversacional, por meio de um único canal de atendimento ao cidadão”, destacou.
Da Redação (Com informações do Cidade Verde)







