O Piauí tem 1.384 candidatos que não concluíram o ensino fundamental nestas eleições municipais. O número representa 13% do total de 10.542 concorrentes às vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador em 224 municípios do estado. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos 1.384 candidatos nessa situação, 1.287 são de pessoas que pleiteiam o cargo de vereador, enquanto que para as funções de prefeito e vice-prefeito, são respectivamente, 29 e 68 participando da disputa municipal no estado. Os representantes dos partidos Partido Progressista (PP) e Partido dos Trabalhadores (PT) lideram essas estatísticas.
Ainda conforme os dados, 372 dos candidatos apenas leem e escrevem. A maioria são candidatos a vereador, 346, seguidos de vice-prefeitos, 17 e prefeitos, 9.
De acordo com o TSE, apenas 28% dos candidatos têm o superior completo.
As 224 prefeituras do estado são disputadas por 594 candidatos. Já as 2.096 cadeiras de vereador são concorridas por 9.353.
Neste ano, 67,2% dos candidatos são homens e 32,8% mulheres.
Confira os dados:
FONTE: R10










