O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos divulgou recentemente os números que comprovam o crescimento de doenças transmissíveis no município.
Segundo o levantamento do CTA os casos de Aids dobraram em comparação ao ano de 2016. Nesse ano 23 casos da doença foram registrados no município, mas deste número apenas seis envolviam pessoas residentes na cidade de Picos.
Em 2017, a quantidade de casos subiu para 25: 13 desses entre picoenses.
Os registros de sífilis também tiveram crescimento. Em 2016 foram 108 casos no total; já em 2017, esse número subiu para 126. Já os casos de Hepatite B e C, que foram zerados em 2016, voltaram a aparecer no ano passado, com dois registros da primeira e um da segunda, respectivamente.
De acordo com Ozeanny Vieira, coordenadora do CTA de Picos, foram realizados 14.432 exames (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). Em todas as situações onde há confirmação de alguma das patologias, os pacientes recebem acompanhamento e tratamento especializado.
“À medida que a pessoa realiza o exame e o resultado dá positivo, imediatamente encaminhamos para o médico do serviço e ele irá orientar essa pessoa a realizar todo o tratamento aqui. Temos a medicação, os antirretrovirais, são feitas coletas e todo o tratamento é feito aqui no CTA”, frisa Ozeanny.
Atualmente o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos acompanha 254 pacientes HIV Positivo. Desse total, a direção do órgão informa que há uma taxa de 100% de adesão ao tratamento.
FONTE: Grande Picos







