DestaqueNoticiasRegiãoSaúde

CTA de Picos já registrou 52 novos casos de HIV

Todos diagnosticados e notificados na região.

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou entre os meses de janeiro e outubro de 2019, 52 novos casos de HIV, todos diagnosticados e notificados na região.

A coordenadora do CTA, Isabel Fontes, alerta que a população tem que se prevenir mais, segundo ela, esse aumento é graças à ampla divulgação que o centro tem feito. Para ela, os jovens de hoje vivem uma realidade diferente.

“No ano passado nós tivemos 24 casos. Este ano, até o mês passado – setembro –, nós tivemos 52 casos, o que é um aumento enorme. Contudo, todo esse aumento é graças à ampla divulgação que temos feito de nossos serviços”.

De acordo com a coordenadora o tratamento para o HIV garante a qualidade de vida dos pacientes e fez com que o número de mortes caísse e tenha se mantido estável na última década. Ela ressalta que a demanda do CTA é espontânea.

” Nossa demanda é espontânea, ou seja, a pessoa sente o desejo de vir e faz o exame por conta da divulgação que tem chamado a atenção da população. Especialmente por tratarmos com sigilo os nossos dados. Outro fator que prova que não é descuido é que essas doenças não têm sinais e sintomas, então não tem como a pessoa vir fazer sabendo que está doente. Por isso reiteramos a importância em vir o realizar os testes”.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar