DestaqueGeralNoticias

Infectologista alerta que proteção máxima da vacina só com segunda dose

Por isso, a necessidade de se manter os cuidados de higiene básicos: lavar as mãos, usar álcool em gel, além de evitar aglomeração e manter o distanciamento social. 

As medidas de prevenção ao novo coronavírus devem ser mantidas, mesmo por quem já foi imunizado. O alerta é do médico infectologista Kelson Veras  que destaca que vacina só atinge proteção máxima quando se cumpre o protocolo vacinal com a segunda dose.

“Nos estudos de todas as vacinas disponíveis, a proteção máxima se dá quando você cumpre o protocolo vacinal que, em quase todas as vacinas, são de duas doses. Portanto, você vai ter o máximo de proteção somente após a segunda dose, sendo que para cada vacina, esse máximo de proteção var variar, conforme os estudos”, explica o infectologista.

Ele destaca ainda que a vacina não tem efeito imediato. Por isso, a necessidade de se manter os cuidados de higiene básicos: lavar as mãos, usar álcool em gel, além de evitar aglomeração e manter o distanciamento social.

“Onde nós sabemos que a doença grave deixou de acontecer em proporções significativas foi em pessoas vacinas com esquema completo. Pessoas que tomaram as duas doses. Essas pessoas podem até ter a infecção, porém não terem desenvolvido formas graves”, reitera o infectologista.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar