DestaqueEconomiaNoticiasRegião

Piauí tem 51 municípios em emergência pela seca e Defesa Civil faz operação

Os municípios de Lagoa do Barro, Paulistana e Fartura estão em situação mais crítica

O Piauí tem 51 municípios em estado de emergência por conta da estiagem que assola a região do semiárido. De acordo com o secretário Estadual de Defesa CivilJosé Augusto, 90% do território piauiense está no semiárido e toda essa região sofre os efeitos da seca.

“Alguns desses municípios já são abastecidos, de forma suplementar, com carros-pipas”, afirma o secretário, declarando que as cidades de Lagoa do Barro, Paulistana e Fartura estão em situação mais crítica e citou ainda o caso de São Raimundo Nonato, que sofre com a falta de água, pois a adutora do Garrincho, apesar de estar funcionando, não é suficiente para atender a demanda.

Carros-pipas fazem abastecimento de água suplementar em algumas cidades do PICarros-pipas fazem abastecimento de água suplementar em algumas cidades do PI

José Augusto informa que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil, está trabalhando junto com a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para garantir o abastecimento de água no Estado.

O secretário José Augusto diz que o PRO Piauí Municípios que investirá em infraestrutura nas cidades do estado e contempla projetos de abastecimento de água e conta que, atualmente, a Defesa Civil atua na perfuração de poços tubulares. “Estamos trabalhando na perfuração de dois poços tubulares que serão totalmente equipados na comunidade Santa Clara, em Canto do Buriti”, informa, esclarecendo que há outros poços em processo de licitação.

José Augusto diz também que a Defesa Civil trabalha no desassoreamento de barreiros para garantir águas para os animais. Esse trabalho consiste na limpeza de açudes secos. “Tiramos entulho, aprofundamos a calha para que no período chuvoso, esses açudes possam armazenar um maior volume de água no período chuvoso”, explica, enfatizando que esta ação vai trazer bons resultados para o próximo ano.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar